FANDOM

Mudanças sociais sempre exigem trabalho: pessoal, cultural, na economia, no entendimento sobre valores e princípios, nas relações, no que é considerado prioritário. Sendo assim, quanto mais o trabalho for distribuído entre cidadãos, poder público, terceiro setor, setor privado e demais instituições, esferas, espaços e acontecimentos mais chances teremos não só de nos comunicarmos com outras pessoas, mas envolvê-las conscientemente nos processos de transformação. Nas ações em rede, cada um, cada “nó” da faz o que sabe, pode e quer fazer melhor. O trabalho em rede envolve muita ação política, articulação, implementação de ações, e troca de informações. Não há uma pessoa ou uma instituição que sozinha tenha a melhor solução. A melhor solução está na mobilização dos diferentes níveis (local, regional, nacional e internacional) que juntos podem cooperar. A ação local com trabalho em rede permite a transformação social porque naquele microcosmo cheio de especificidades está a força de algo que acontece (realidade) e que pode, seguindo o efeito dominó afetar outros espaços e pessoas. “Fundamentos para o trabalho em rede” Uma rede é um sistema de nós e elos capaz de organizar pessoas e instituições, de forma igualitária e democrática, em torno de um objetivo comum. Eis os principais fundamentos de uma rede:

Autonomia: Cada integrante mantém sua independência em relação à rede e aos demais integrantes. Numa rede não há subordinação. Valores e objetivos compartilhados: O que une os diferentes membros de uma rede é o conjunto de valores e objetivos que eles estabelecem como comuns. Vontade: Ninguém é obrigado a entrar ou permanecer numa rede. O alicerce da rede é a vontade. Conectividade: Uma rede é uma costura dinâmica de muitos pontos. Só quando estão ligados uns aos outros é que indivíduos e organizações mantêm uma rede. Participação: A cooperação entre os integrantes de uma rede é o que a faz funcionar. Uma rede só existe quando em movimento. Sem participação, deixa de existir. Multiliderança: Uma rede não possui hierarquia nem chefe. A liderança provém de muitas fontes. As decisões também são compartilhadas. Informação: Numa rede, a informação circula livremente, emitida de pontos diversos e encaminhada de maneira não linear a uma infinidade de outros pontos, que também são emissores de informação. Descentralização: Uma rede não tem centro. Ou melhor, cada ponto da rede é um centro em potencial. Múltiplos níveis: Uma rede pode se desdobrar em múltiplos níveis ou segmentos autônomos, capazes de operar independentemente do restante da rede, de forma temporária ou permanente, conforme a demanda ou a circunstância. Sub-redes têm o mesmo "valor de rede" que a estrutura maior à qual se vinculam. Dinamismo: Uma rede é uma estrutura plástica, dinâmica e em movimento, que ultrapassa fronteiras físicas ou geográficas. Uma rede é multifacetada. Cada retrato da rede, tirado em momentos diferentes, revelará uma face nova.” (“O que é Trabalho em Rede” extraído do site da RITS - Rede de Informação para o Terceiro Setor - www.rits.org.br) na educomunicação, o trabalho em rede funciona muito bem quando estamos, por exemplo, trabalhando com projetos de transformação da escola e da comunidade. A articulação entre adolescentes e lideranças de uma comunidade, funcionários da escola e outros pode ser construída em torno da idéia de “comunicação comunitária”, que pode ter o papel principal de divulgar e problematizar os direitos das crianças e adolescentes naquela comunidade, funcionando como a linha que une os pontos da rede. Para este tipo de ação, o trabalho coletivo intergeracional, ou seja, a criança e adolescente trabalham em absoluto pé de igualdade em relação aos adultos, é essencial para que a mudança de atitude em relação aos mais jovens ocorra na prática.

Também no FANDOM

Wiki aleatória