FANDOM

"Caminante, no hay camino, se hace camino al andar. Todo pasa y todo queda, pero lo nuestro es pasar, pasar haciendo caminos, caminos sobre la mar." tradução: Caminhante, são teus rastros o caminho, e nada mais; caminhante, não há caminho, faz-se caminho ao andar. Ao andar faz-se o caminho, e ao olhar-se para trás vê-se a senda que jamais se há-de voltar a pisar. Caminhante, não há caminho, somente sulcos no mar. de António Machado, poeta espanhol (1875 – 1939)

Aprendemos fazendo. Conforme fazemos, aprendemos os detalhes, relacionamos aquilo que estamos fazendo com outros aprendizados. Descobrimos formas de fazer que são mais legais e mais a nossa cara. Temos idéias sobre outros lugares em que podemos pesquisar para aprofundar o que já sabemos. Isto vale para tarefas mais técnicas e práticas e para assuntos menos concretos, como por exemplo “o direito humano à comunicação”. Quanto mais estamos no meio desse debate, lendo, escrevendo, entrevistando especialistas e leigos etc, mais conhecemos sobre o tema e, de quebra, exercitamos o nosso direito à comunicação. Sentido de mobilização e transformação. As ações educomunicativas da Viração buscam motivar principalmente adolescentes e jovens a participarem com voz ativa da vida familiar, escolar, comunitária, cultural e política, na suas mais diversas instâncias. Acreditamos que isso não acontece do dia para noite, mas que vamos despertando para a participação, conforme participamos na prática. Desta forma, acreditamos que ao construir conhecimentos de forma coletiva já estamos transformando no presente. Durante o processo, entramos em contato com diversos temas e mídias. Temos a chance de escolher qual delas é mais a nossa cara. A cada encontro, podemos desenvolver diversos conteúdos: entrevistas, colagens, desenhos, cartazes, pesquisas. Estes pequenos conteúdos podem virar e alimentar diversas mídias, como: jornal mural, blogs, programas de rádio, fanzines, que por sua vez, poderão mobilizar mais adolescentes e jovens no processo. O importante é gerar diálogo. Por isso valem desde a mídia primária (o corpo) e suas extensões (voz, gesto, etc) até equipamentos da era digital, como máquinas fotográficas e filmadoras digitais. Lembrem-se também das expressões artísticas como poesia, música, cordel e outros. Durante o processo, temos a chance de experimentar, avaliar, adaptar sem pressa de chegar num método ideal, pois o aprendizado se faz justamente neste exercício atento para o processo e suas marcas.

Também no FANDOM

Wiki aleatória