FANDOM

EU A educomunicação é uma experiência de conhecimento que pressupõe um trabalho de comunicação voltado para o outro e para a comunidade, mas que parte sempre de um trabalho contínuo de auto-conhecimento, ou melhor, auto-criação e transformação. Isso vale para os educandos, educomunicadores e qualquer outra pessoa envolvida no processo. A ideia é trabalhar com propostas que levem os participantes a perceberem-se como sujeitos únicos, tomando posse da sua realidade individual ao mesmo tempo em que se diferencia do outro e percebe que pode atuar junto em prol de objetivos comuns. As ações de educomunicação devem transformar o ambiente, mas também criar efeito nos indivíduos e em sua subjetividade (forma de existir). Cuidar e dar atenção a esta esfera que estamos chamando de “eu”, é analisar sobre como lidamos diante das situações da vida, como as coisas nos afetam e como afetamos as coisas. Como estamos nos cuidando? Por que estou assim hoje? Quando assumimos nossa existência, ganhamos espaço e autonomia para refletir, colocar-se no lugar do outro e entender o tempo presente como a melhor oportunidade de agir e mudar. Na esfera do “eu” podemos olhar para nossa história, a história de nossa família, nossos gostos, sonhos e desejos pessoais. Podemos ver que causas, estilos de vida, valores e princípios nos animam. Podemos analisar o efeito de minhas ações no mundo, meus lugares que precisam ser transformados, cultivados, valorizados. Também é a oportunidade de sentirmos nosso corpo, seu peso. O corpo pode ser entendido como mídia primária, levando em conta todo seu potencial comunicativo e re-valorizando esta consciência sobre o corpo na sociedade. A partir da consciência do corpo, do espaço que ele ocupa e de como ele pode interferir e reordenar o espaço cria-se condições para introduzir outras mídias, fortalecendo o senso de responsabilidade. Trabalhar o “eu” abre terreno para entendermos a importância dos Direitos Humanos e de sua validade “universal”. O que os direitos têm a ver comigo?”. A resposta a essa pergunta abre as conexões entre nossa vida e a história da humanidade que se organizou para criar a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

Também no FANDOM

Wiki aleatória