FANDOM

Juntos somos mais fortes, juntos é mais divertido, juntos nossas ideias ficam ainda melhores. Na educomunicação, versão Viração, optamos pelo trabalho coletivo, pois acreditamos que a inteligência coletiva é aquela que melhor casa com a idéia de democracia participativa. E trabalhar em grupo é sempre um desafio. “Pequenos problemas imediatos do grupo (realização de um trabalho polêmico, transporte, alimentação, polícia, etc.) que podem ser aparentemente banais trazem discussões interessantes sobre temas políticos fundamentais do nosso dia-a-dia. E caso se chegue a uma solução momentânea, ela pode ter sido feita a partir da combinação da multiplicidade de conhecimentos presentes. É um aprendizado coletivo que pode nos mostrar que não há um único jeito de se fazer o que quer que seja: comer, ir de lá pra cá, conversar com alguém que não conhecemos, pedir ajuda, fazer perguntas, aprender sobre algum assunto, reclamar um direito, desfazer uma regra.

Não sem que um tanto de trabalho seja dedicado a isso. Quanto mais heterogêneo o grupo, mais interessante e maior a troca. Quanto mais convivência, amizade e delicadeza, mais força também. Quanto mais cada um pesquisa por si só aquilo que lhe é de interesse e divide isso com o grupo, mais temos chance de aprofundarmos nossas questões. Quanto mais vamos seguindo fórmulas e caminhos já experimentados, mais corremos o risco de pararmos de observar onde, como, com quem estamos e por que estamos ali. Acho que podemos aproveitar as oportunidades que temos para continuar a experimentar e evitarmos os padrões. Precisamos constantemente reinventar nossas relações.” (de Milena Durante) Um coletivo não se forma do dia para noite. É necessário, paciência, vontade, mudança, atitude e ousadia, como diz na capa da Viração. Mas parece ser o jeito mais prazeroso de trabalhar. As perguntas abaixo são para animar debates sobre o trabalho colaborativo: O que é importante haver para existir um coletivo? O que nos move? Como queremos trabalhar aqui? Quanto nos dedicamos a prestar atenção em nosso estado de espírito e a influência do mesmo nas pessoas? Quanto o humor do outro nos afeta? Como lidamos com isso? Que espaços e formas temos para falar com uma pessoa que nos chateou? Quantas vezes elogiamos, estimulamos ou agradecemos as pessoas? Como tomamos nossas decisões em grupo? Como ficamos sabendo do que está acontecendo? Como trabalhar as diferenças?

Também no FANDOM

Wiki aleatória